top of page

Reflexo branco em foto pode ser sinal de câncer infantil

Do Diário de São Paulo

Olhar o álbum de fotos de seu filho e prestar atenção se há na imagem algum reflexo branco nos olhos da criança é uma das maneiras de identificar o retinoblastoma – um tipo de câncer ocular infantil que geralmente aparece antes dos sete anos de idade. O diagnóstico precoce (no tempo suficiente para controlar o crescimento do tumor) só acontece em menos da metade dos casos. Por conta disso, mais de 50% das crianças ficam cegas.”Quase ninguém conhece a doença, talvez por que ela não seja tão frequente assim. Estima-se cerca de 400 novos casos ao ano de retinoblastoma no Brasil”, afirma o oncologista pediátrico Sidnei Epelman.

O retinoblastoma é um tumor maligno que acomete a retina (parte do olho onde se forma a imagem que será traduzida pelo cérebro). Entre as causas não-hereditárias (60% dos casos) está a alteração de um gene situado no cromossomo 13, que é responsável pelo controle da divisão celular da retina. Os médicos ainda não sabem, no entanto, o que provoca esta mudança. “Cerca de 75% das crianças manifestam a doença entre os 3 e 5 anos de idade”, afirma Célia Beatriz Gianotti Antoneli, oncologista pediátrica do Hospital do Câncer.

No restante dos casos, as crianças já praticamente nascem com o problema, que aparece antes do primeiro ano de vida. “Por isso, o ideal seria fazer um exame de fundo de olho em todos os berçários”, acrescenta a médica.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page