top of page

Retinopatia diabética

Portadores apresentam um risco de cegueira 25% maior em relação às outras pessoas

O diabetes é uma doença progressiva que afeta, entre outras áreas do corpo, a região interna do globo ocular. Os portadores da doença apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior em relação às outras pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos desenvolvem a retinopatia diabética, uma deficiência que estreita e, muitas vezes, bloqueia os vasos sanguíneos do olho. Esses sintomas podem ocasionar deformidades conhecidas como microneurismas, quando existe o enfraquecimento dos vasos. Muitas vezes, eles rompem e provocam a hemorragia na retina.

Existem duas formas de retinopatia diabética, a exsudativa e proliferativa. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os dois casos podem levar a uma perda parcial ou total da visão. O primeiro tipo é identificado quando ocorrem hemorragias e as gorduras afetam a mácula, estrutura ocular responsável pela visão central. A segunda surge quando a doença avança em vários vasos sanguíneos da retina, o que ocasiona a proliferação de canais anormais chamados de neovasos. Eles são extremamente frágeis e também podem sangrar, além de afetar o interior dos olhos com graus variados de desnutrição, dificultando a visão.

Ainda de acordo com o CBO, a proliferação dos neovasos também pode causar cegueira em consequência de um descolamento de retina. O controle do diabetes com dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista,  são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Outra alternativa é a fotocoagulação por raio laser. O procedimento visa cauterizar pequenas áreas da retina doente na tentativa de prevenir o processo de hemorragia. O ideal é identificar a doença no início, possibilitando melhores resultados no tratamento. É extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista.

Com informações do Conselho Brasileiro de Oftamologia (CBO)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page