top of page

Retinopatia diabética

    A retinopatia diabética é um problema gerado pelos efeitos do diabetes nos vasos sanguíneos da retina, o tecido protetor do olho. O diabetes leva esses vasos a apresentar pequenos vazamentos e até a expandir. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com esse mal. E para que se evite a cegueira provocada pela doença, é necessária a rápida intervenção médica.

   “Sem um diagnóstico do problema, as complicações relacionadas à doença podem comprometer a produtividade e a qualidade de vida do paciente”, justifica o oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, localizado na Boa Vista, no centro do Recife. Ele ainda reforça que a única maneira de diagnosticar o problema é por meio de uma consulta oftalmológica. Em pouco tempo, o exame pode ser realizado.

    O controle rigoroso do diabetes reduz significativamente o perigo da perda de visão causada pela retinopatia diabética. A orientação é que as pessoas com diabetes devem realizar um exame oftalmológico com dilatação da pupila pelo menos uma vez ao ano. No caso das mulheres grávidas, recomenda-se um exame oftalmológico logo nos primeiros meses da gestação, pois a retinopatia pode avançar de maneira rápida durante a gravidez.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page