Do portal: LeiaJá
Visão embaçada, dor nos olhos, dor de cabeça constante, contrações involuntárias do músculo ocular, dor nos ombros e no pulso são sintomas da Síndrome da Visão de Computador – problema que acomete entre 50% e 90% das pessoas que trabalham diante de uma tela de computador. No dia Mundial da Visão, celebrado nesta quinta-feira (10), especialista dá dicas sobre como evitar os principais indícios da doença.
Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 75% de doenças que causam cegueira resultam de sintomas previsíveis ou até tratáveis e sem tais cuidados adequados, a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo.
A oftalmologista Hayana Rangel, médica do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, afirma que a Síndrome acomete principalmente aquelas pessoas que trabalham com computadores e fica o dia inteiro em locais fechados com ar condicionado. “A doença é algo frequente, mas depende muito da sensibilidade de cada um. Pessoas que trabalham em escritórios fechados com ar condicionado estão mais suscetíveis a ter este problema”.
Para quem já está sentindo os efeitos da síndrome, a especialista explica os principais métodos para minimizar os sintomas. “Manter seus óculos com o grau correto; dar intervalos de 5 à 10 minutos durante o expediente para descansar a vista; e quem já está sentindo esse ressecamento nos olhos, deve procurar um médico para que ele passe um lubrificante ocular apropriado para ele” pontua.
O problema não se limita aos adultos, podendo dar sinais em crianças que passam muitas horas por dia com seus videogames ou adolescentes que usam o computador para estudar e também para se distrair – especialmente se a luminosidade não for ideal.
Comments