top of page

Saúde ocular a base de alimentares saudáveis

Existem diversos nutrientes que melhoram a capacidade de enxergar e ajudam a combater problemas oftalmológicos

Diversos alimentos podem melhorar a capacidade de enxergar e ajudam a combater problemas como glaucoma e degeneração macular. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. A falta de alguns desses nutrientes pode ocasionar problemas oculares como acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura dos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e cegueira noturna.

Alterações nos hábitos alimentares são fundamentais para melhorar a visão, através de uma dieta regrada e equilibrada. Peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum –  de acordo com o CBO – são ricos em ômega 3, gordura essencial para a saúde ocular, e melhoram inclusive a secura nos olhos. Com a ingestão desses nutrientes, que estimulam a boa circulação sanguínea, todas as estruturas oculares, especialmente a retina, recebem bastante oxigênio, possibilitando a visão saudável dos olhos.

Segundo um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica (The American Journal of Clinical Nutrition), consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos. A gema contém substâncias como a luteína e a zeaxantina, que protegem a mácula lútea (ponto de cor amarela junto ao centro da retina do olho humano), que é muito sensível aos raios ultravioleta. Essas substâncias proporcionam também melhora em indivíduos que possuem catarata e previnem a degeneração macular, que pode levar à cegueira.

Grandes aliadas na saúde ocular, as frutas e verduras são ricas em vitaminas e sais minerais. A pigmentação amarela e verde indicam os carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por permitir enxergar cores. Laranja, maçã, cenoura, mamão papaia, tangerina, brócolis e couve são alguns exemplos de alimentos. O Instituto de Olhos Clovis Paiva indica, além do acompanhamento nutricional, revisões constantes ao oftalmologista. A clínica é localizada no bairro da Boa Vista, centro do Recife, e conta com uma equipe médica experiente e com equipamentos de última geração.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page