Bastante popular no Brasil, o futebol é um esporte que necessita de competências visuais para um bom rendimento em campo. A qualidade da saúde ocular do jogador possibilita uma boa defesa durante as partidas. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a acuidade visual dinâmica, que é a percepção dos objetos ao redor, faz com que a visão permaneça nítida mesmo em movimento. A flexibilidade focal também é fundamental, pois mantém o foco à medida que a bola se move para longe ou para perto.
Segundo o oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clovis Paiva, localizado no bairro da Boa Vista, centro do Recife, é fundamental que o exame oftalmológico seja uma prática rotineira para os jogadores de futebol, um cuidado tão importante quanto analisar a capacidade cardiorrespiratória e ortopédica do atleta: “A revisão periódica propicia o tratamento de problemas visuais como miopia, hipermetropia ou astigmatismo por meio de óculos corretores, lentes de contato ou cirurgias refrativas, além de contribuir para o melhor desenvolvimento do atleta como um todo”.
Assim como acidentes musculares, quedas e fraturas em campo, traumatismos oculares decorrentes da prática esportiva são mais frequentes do que imaginamos e podem causar danos irreversíveis a visão do atleta. Ocupando o quarto lugar em frequência, depois das lesões ocorridas nas ruas, em casa e no trabalho, as lesões oculares ocasionadas de atividades esportivas representam 25% do total de casos, de acordo com o CBO. Para prevenir estes acidentes, foram criados óculos apropriados para a prática de esportes – com armações e lentes de alta resistência ao impacto e proteção contra raios ultravioleta.
Com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Comments