top of page

Saiba o que é hipermetropia

Do site Conhecer Saúde

A hipermetropia é uma doença dos olhos, devido a estes serem menores, fazendo com que as imagens sejam focadas atrás da retina e não na retina como no olho normal. Na maioria dos casos é hereditária.Estas pessoas, ao contrário dos que têm miopia, vêm mal ao perto e bem ao longe.Surge muito em crianças, devido ao globo ocular ser ainda pequeno, podendo desaparecer com a idade. A hipermetropia ligeira, pode passar despercebida nas crianças e adultos porque estes têm uma boa capacidade de acomodação.

Origem

Esta doença é devido a uma malformação congénita do olho, sendo o diâmetro do globo ocular curto.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas são semelhantes aos do astigmatismo. Cansaço ocular, dores de cabeça, sensação de peso nos olhos, lacrimejo, ardor e dificuldade em ver ao perto. Nas crianças pode ser acompanhado de estrabismo, devido ao esforço que fazem para ver melhor ao perto, devendo ser imediatamente corrigido.As crianças com hipermetropia mais avançada podem recusar os brinquedos mais pequenos e os livros.

Tratamento

A correcção é feita com lentes convexas nos óculos ou lentes de contacto, permitindo a colocação da imagem na retina. Desta forma o olho não necessita fazer esforço para acomodação ocular, reduzindo as dores de cabeça e fadiga. As lentes são mais grossas no centro do que nos bordos.Nos adultos, o médico pode aconselhar a correcção com cirurgia

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page