Do portal: blog.saude.gov.br
No inverno o tempo em quase todo o país começa a ficar seco, o que requer maiores cuidados com a saúde. Os olhos, por exemplo, sofrem bastante com a baixa umidade do ar. Eles ficam ressecados e aparecem coceiras, ardências e sensação de areia nos olhos. Isso ocorre porque a evaporação da lágrima se dá mais rapidamente na seca, ela tem componentes fundamentais para a manutenção da saúde do globo ocular. O recomendável ao perceber esses sintomas é consultar um médico para avaliar o problema e recomendar o tratamento correto.
Segundo o oftalmologista do Hospital Federal do Andaraí no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Júlio Sousa, o ressecamento dos olhos pode piorar em contato com vento, sol e ambiente com ar refrigerado. Para evitar que isso ocorra o ideal é umidificar a região dos olhos com uma compressa água filtrada, na temperatura da água usada para beber. “O soro fisiológico pode ser usado eventualmente. O colírio lubrificante, apenas com orientação médica”, explica Júlio. O oftalmologista ressalta que ao usar um colírio errado a pessoa pode prejudicar a superfície ocular. “O paciente pode machucar as camadas do olho provocando mais sensação de desconforto que futuramente pode levar a outros problemas”.
Lentes de contato – Quem usa lentes de contato precisa de cuidados ainda maiores para manter a saúde dos olhos. É o caso do professor Reinaldo Torres. Na época da seca, ele tem dificuldades para usar a lente de contato. ”A lente adere com maior facilidade ao olho e tenho que lubrificar sempre”.
Comments