top of page

Sem prevenção, 76 milhões de pessoas estarão cegas em 2020


Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health American Journal of Ophthalmology

Mais de 52 milhões de pessoas em todo mundo podem evitar a perda da visão se os atuais e outros novos recursos forem adequadamente implementados, sugere um estudo publicado. Pesquisadores da Bloomberg School of Public Health e da London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriram que, sem prevenção adicional, o número total de indivíduos cegos no mundo deverá subir de 44 milhões em 2000 para 76 milhões em 2020.

A iniciativa “Visão 2020 – O Direito de Ver”, co-patrocinada pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, visa a eliminar cegueiras evitáveis, resultantes de condições como catarata, tracoma, oncocercose, deficiência de vitamina A e erros refrativos. Segundo cálculo dos pesquisadores, com o sucesso da iniciativa, 52 milhões de indivíduos poderiam evitar a cegueira, resultando ainda em um ganho econômico de aproximadamente 102 bilhões de dólares. O estudo, The Magnitude and Cost of Global Blindness: An Increasing Problem That Can Be Alleviated (A magnitude e o custo da cegueira global: um problema crescente que pode ser abrandado), foi publicado no American Journal of Ophthalmology.

Os pesquisadores utilizaram modelos epidemiológicos e dados preexistentes para estimar a prevalência da cegueira e cruzaram esses e outros dados com fatores como população, produto interno bruto per capita, participação na força de trabalho e índices de desemprego, projetando a perda de produtividade econômica associada à perda visual.

O pesquisador Kevin D. Frick, líder do estudo e professor de Política e Administração de Saúde, ressaltou que o custo econômico da cegueira pode ser reduzido de dois modos: por um lado, pode-se trabalhar na busca de modos de facilitar a produtividade econômica daqueles indivíduos que sejam ou que se tornem cegos; outra opção seria atacar diretamente o problema, trabalhando na eliminação da cegueira evitável. O Visão 2020 é uma iniciativa que focaliza a segunda abordagem.

Frick e os demais colaboradores projetaram que o envelhecimento e o crescimento da população mundial ao longo dos próximos 20 anos irá levar a um aumento considerável no número de pessoas cegas. Os pesquisadores afirmaram que esse crescimento pode ser evitado utilizando-se os recursos disponíveis para combater especialmente as causas da cegueira nas quais intervenções comprovadamente eficazes estão disponíveis, como a cirurgia para remoção de cataratas.

Segundo Frick, a menos que massivas intervenções sejam realizadas, a cegueira e a perda visual serão problemas crescentes de saúde pública, devido ao aumento das taxas demográficas. Se bem-sucedido, o Visão 2020 poderá reduzir a cegueira evitável em 429 milhões de pessoas cegas por ano.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page