Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health American Journal of Ophthalmology
Mais de 52 milhões de pessoas em todo mundo podem evitar a perda da visão se os atuais e outros novos recursos forem adequadamente implementados, sugere um estudo publicado. Pesquisadores da Bloomberg School of Public Health e da London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriram que, sem prevenção adicional, o número total de indivíduos cegos no mundo deverá subir de 44 milhões em 2000 para 76 milhões em 2020.
A iniciativa “Visão 2020 – O Direito de Ver”, co-patrocinada pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, visa a eliminar cegueiras evitáveis, resultantes de condições como catarata, tracoma, oncocercose, deficiência de vitamina A e erros refrativos. Segundo cálculo dos pesquisadores, com o sucesso da iniciativa, 52 milhões de indivíduos poderiam evitar a cegueira, resultando ainda em um ganho econômico de aproximadamente 102 bilhões de dólares. O estudo, The Magnitude and Cost of Global Blindness: An Increasing Problem That Can Be Alleviated (A magnitude e o custo da cegueira global: um problema crescente que pode ser abrandado), foi publicado no American Journal of Ophthalmology.
Os pesquisadores utilizaram modelos epidemiológicos e dados preexistentes para estimar a prevalência da cegueira e cruzaram esses e outros dados com fatores como população, produto interno bruto per capita, participação na força de trabalho e índices de desemprego, projetando a perda de produtividade econômica associada à perda visual.
O pesquisador Kevin D. Frick, líder do estudo e professor de Política e Administração de Saúde, ressaltou que o custo econômico da cegueira pode ser reduzido de dois modos: por um lado, pode-se trabalhar na busca de modos de facilitar a produtividade econômica daqueles indivíduos que sejam ou que se tornem cegos; outra opção seria atacar diretamente o problema, trabalhando na eliminação da cegueira evitável. O Visão 2020 é uma iniciativa que focaliza a segunda abordagem.
Frick e os demais colaboradores projetaram que o envelhecimento e o crescimento da população mundial ao longo dos próximos 20 anos irá levar a um aumento considerável no número de pessoas cegas. Os pesquisadores afirmaram que esse crescimento pode ser evitado utilizando-se os recursos disponíveis para combater especialmente as causas da cegueira nas quais intervenções comprovadamente eficazes estão disponíveis, como a cirurgia para remoção de cataratas.
Segundo Frick, a menos que massivas intervenções sejam realizadas, a cegueira e a perda visual serão problemas crescentes de saúde pública, devido ao aumento das taxas demográficas. Se bem-sucedido, o Visão 2020 poderá reduzir a cegueira evitável em 429 milhões de pessoas cegas por ano.
Commentaires