Do portal: www.d24am.com
Salvador – Técnicas mais sensíveis de diagnóstico, como a tomografia de córnea, apontam uma incidência de ceratocone em cerca de 5% da população brasileira.
A doença já foi a maior responsável pela indicação de transplante de córnea. Entretanto, avanços relacionados com a cirurgia refrativa têm possibilitado novas abordagens e uma acentuada redução dessa indicação, aponta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, professor Renato Ambrósio Júnior.
As novidades no controle do ceratocone e outras causas de dilatação ou distensão da córnea serão apresentadas durante o 7º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, evento que reunirá especialistas de todo o País na Praia do Forte, em Salvador (BA), de 29 de maio a 1º de junho.
Implante de lente intraocular fácica; ablação de superfície personalizada; crosslinking para endurecer a córnea e o implante de anel intracorneano para regularizar são algumas das novas técnicas que permitem o maior controle do avanço do ceratocone. “O transplante de córnea é a última alternativa para casos muito avançados e apresenta altos níveis de sucesso”, apontou o médico.
Tratamento cirúrgico
Nas fases iniciais, óculos e lentes de contato são indicados para melhorar a acuidade visual, mas não freiam o desenvolvimento do ceratocone. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, a cirurgia pode ser indicada mesmo em casos em que o paciente tem boa visão se a progressão da doença estiver evidente.“O objetivo primário da cirurgia não é diminuir o grau, deixar o paciente com boa visão sem óculos, mas possibilitar que não ocorra uma piora na acuidade visual e melhorar a visão, com óculos”, orientou Ambrósio.
Segundo o oftalmologista, a abordagem refrativa (correção do grau) deve ser secundária no planejamento da cirurgia, e vai depender de cada caso. “Para tratar o grau é preciso fazer procedimentos mais invasivos e muitas vezes a córnea do paciente com ceratocone não aguenta”, explicou.
Durante o 7º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa serão apresentadas, ainda, novidades no tratamento da catarata, inclusive a infantil, o uso de lentes e cirurgias a laser, além de novas técnicas, procedimentos e condutas.
Os inscritos para o congresso da SBCII/SBCR também poderão assistir ao V Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia, realizado no mesmo local pela Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO), presidida pelo médico Flávio Rezende.
Comments