Que tal levar o filho para uma consulta oftalmológica diferente? Essa é a proposta do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, na Boa Vista, que estimula as famílias para reforçar os cuidados com os olhos, oferecendo um espaço lúdico e divertido. Na recepção da clínica, tem várias opções de brinquedos educativos para que as crianças possam se divertir enquanto aguardam o momento da consulta.
O intervalo do meio do ano sem aulas é o momento ideal para os pais levarem os filhos para a revisão oftalmológica, pois há casos em que a criança está com um mau rendimento escolar porque não consegue enxergar o que está exposto no quadro. A oftalmologista Érika Anjos, especialista em oftalmopediatria, alerta para que os pais prestem atenção se o filho está com dificuldade para enxergar de longe, de perto ou se tem a visão borrada.
A criança pode sofrer de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, por exemplo. A médica explica que as doenças refrativas são descobertas por meio de um exame simples, indolor, rápido e que pode trazer benefícios consideráveis. “Esses erros são corrigidos, em sua maioria, com o uso de óculos de grau ou lentes de contato. A visita ao oftalmologista deve ser, pelo menos uma vez ao ano, mas se a família notar algum tipo de dificuldade para a criança enxergar, como ficar muito perto da televisão, coçar muito os olhos, muito tempo no computador ou apresentar baixo rendimento escolar, esses são sinais de que é preciso analisar como anda a visão”, explica.
Comments