top of page

Usar lentes de contato em vôo causa lesão na córnea

Do site Portal da Oftalmologia

Usar lentes de contato durante uma viagem de avião causa danos à córnea. A concentração menor de oxigênio e a falta de umidade na aeronave provocam o ressecamento do olho, que fica inchado com o atrito da lente de contato e causa desconforto.

Para amenizar a irritabilidade dos olhos durante o vôo, algumas gotas de colírio de lágrima artificial diminuem o sofrimento, mas não evitam possíveis danos à córnea.

A lesão consiste no deslocamento da camada superficial da córnea, comum nas viagens de avião acima de duas horas de duração.

Para esse tipo de dano ocular, considerado leve, nenhuma medicação ou tratamento são indicados por especialistas. O melhor a fazer é deixar de usar as lentes de contato até que os olhos se restabeleçam por si. Isso pode acontecer em horas ou em alguns dias, de acordo com a sensibilidade de cada um.

Durante esse período de convalescença, a pessoa vai sentir bastante dor no local, lacrimejamento e vermelhidão. Em pessoas com maior sensibilidade ocular pode ocorrer uma infecção, que se não tratada devidamente, transforma-se em úlcera de córnea. Mais grave, a úlcera tem como consequência a diminuição da visão no futuro.

Em vôos de até duas horas de duração é possível usar as lentes de contato sem prejuízos à visão, porém, recomenda-se não dormir com elas durante a viagem.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page