Fonte: Agência Estado
A degeneração macular, que provoca perda de visão central, atrapalhando atividades como ler, dirigir e assistir televisão pode também ser provocada pelo hábito de ingerir aspirina diariamente. É o que aponta um estudo europeu que provou que pessoas com 65 anos ou mais, que ingerem aspirina apresentam o dobro de risco de desenvolver a doença, que se constitui uma das principais causas de cegueiras nos idosos americanos e europeus.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2,9 milhões de idosos sofrem da doença no Brasil. O uso diário da aspirina é recomendado por muitos médicos por sua capacidade de reduzir coágulos de sangue, inflamações e dores em idosos que sofrem de doenças cardiovasculares. Por isso os pesquisadores europeus acreditam que ainda é cedo para que os cardiologistas mudem sua recomendação médica a respeito da aspirina para pacientes idosos e cardíacos.
Outros estudos precisarão ser feitos para reforçar a ligação entre o uso da aspirina diariamente e o risco de desenvolver DMRI. Além da idade, fumantes têm mais propensão de desenvolver a doença, uma vez que o cigarro acelera a oxidação do organismo e favorece a formação de drusas, que são acúmulos de substâncias nas camadas mais profundas da retina.
A exposição ao sol também pode desencadear a oxidação na mácula. Por isso o uso de óculos escuros é recomendado. Além disso, é preciso controlar os níveis de colesterol no sangue, que é outro fator que causa a degeneração macular.
Comments