A estação mais esperada do ano chega com calor e o aumento da frequência na ida à praia ou piscina, reforçando a atenção com a visão. Nesta época podem surgir epidemias de conjuntivite, em função das altas temperaturas, que favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença. Muita gente sofre, também, com a claridade e os olhos podem ficar avermelhados ou irritados depois de entrar no mar ou na piscina. São desconfortos que podem ser evitados com cuidados simples.
É recomendado o uso de óculos de sol ao sair à rua, mas devem ser comprados em lojas especializadas e nunca em vendedores ambulantes, para garantir a qualidade e a presença de proteção. Se não tiver com óculos, pode usar um boné ou buscar locais com sombra para evitar o desconforto ocular.
Ao ir à praia, é recomendado usar um colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, evitando o risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular. Quem usa lentes de contato, melhor optar por modelos de descarte diário, com proteção UV, que oferecem menos riscos de contaminações. Na piscina, é indicado usar colírios lubrificantes ao sair da água. Algumas pessoas são tolerantes a esses agentes e não apresentam desconforto.
Mesmo sendo muito importante para a
proteção da pele, o contato dos olhos com o filtro solar costuma causar
ardência e irritação. O ideal é passar no rosto com maior cuidado e usar
versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais
sensível.
O nosso suor também pode gerar irritações
oculares. Na prática de atividades físicas, pode-se usar faixas (na testa) ou uma
toalhinha para evitar que o suor escorra diretamente e em grande quantidade
para os olhos.
Comments