top of page

Visão e gestação

Durante nove meses, a grávida passa por mudanças emocionais, psicológicas e físicas. Além do crescimento da barriga e dos enjoos, a gestação modifica praticamente todo o organismo feminino, inclusive os olhos. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é comum que as alterações do metabolismo e do perfil hormonal afetem o funcionamento da visão, provocando distúrbios temporários e – em alguns casos – permanentes. Síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e mudança de grau são alguns dos problemas mais comuns nas gestantes.

Considerado um problema temporário e que tende a desaparecer logo após o nascimento do bebê, o olho seco ocorre por causa das alterações hormonais típicas da gravidez aliadas às condições externas, como exposição ao ar condicionado, vento, fumaça e poeira. “Coceira, vermelhidão, sensação de que há areia ou cisco dentro dos olhos são alguns dos sintomas que provocam a síndrome do olho seco”, afirma o oftalmologista José de Barros Filho, do Instituto Clovis Paiva, clínica de olhos localizada no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

Ainda de acordo com o CBO, a sensibilidade da córnea diminui durante a gestação, principalmente nos últimos três meses, e volta ao normal pouco tempo depois que o bebê nasce. Segundo o oftalmologista, esse é um dos sintomas da enxaqueca, que pode ser acentuada no período da gravidez por conta das variações hormonais, como o nível da progesterona. “Especialistas acreditam que esse hormônio – necessário durante a gestação do bebê – afete o colágeno da córnea e a deixe mais sensível”, explica.

As variações hormonais também podem acarretar mudanças refrativas. O aumento da espessura e da curvatura da córnea e o aumento da curvatura do cristalino, em alguns casos, leva a um desvio refrativo, aumentando a graduação dos óculos ou das lentes de contato. A situação geralmente é temporária e volta ao normal de sete a oito meses após o nascimento da criança. Dor de cabeça e tontura estão entre os sintomas. Caso a gestante apresente qualquer um desses sinais, o ideal é procurar um oftalmologista imediatamente.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page