top of page

Visão em risco pelos raios UV

Cuidar da saúde dos olhos é essencial, mas poucos percebem que esses cuidados vão muito além do contato direto, exigem preocupação constante com todos os aspectos que envolvem a manutenção e melhoria da visão. Segundo pesquisa realizada no Brasil pelo Instituto Penido Burnier, com a adesão de 814 pessoas, apesar de 77% dos brasileiros afirmarem que a visão é um sentido muito importante, quando se trata da prevenção, a maioria das pessoas entre 25 e 65 anos desconhece a importância disso. Um dos principais fatores de risco para várias doenças oftalmológicas é a exposição dos olhos aos raios Ultra Violeta (UV).

 Proteja-se contra os raios UV

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estudos mostram que a falta de proteção prolongada à luz solar, em longo prazo, pode afetar o cristalino e células da retina, além de afetar também a pele da pálpebra. Ainda de acordo com o CBO, a mesma pesquisa revela que só 45% das pessoas protegem os olhos do sol durante o ano todo nas atividades externas, outros 27%, de vez em quando, 15%, nunca, 7%, só no verão e 5% não gosta de óculos solar. Os raios UV podem favorecer o desenvolvimento da catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e pterígio.

De acordo com o oftalmologista Fernando Pragana Paiva, do Instituto Clóvis Paiva, clínica localizada no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, óculos de sol é a solução mais eficaz e simples. Porém, vale alertar que óculos sem filtros UV podem causar danos até maiores do que os sofridos pela falta do uso dos óculos. “Isso acontece porque as lentes escuras fazem com que a pupila dilate, aumentando a penetração dos raios solares nos olhos; se as lentes não contarem com proteção, a radiação aumenta o risco de doenças”, afirma Pragana.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page