top of page

Visão embaçada pode ser catarata

  Quando a idade chega, a dificuldade para enxergar aumenta. Muitas vezes, os olhos produzem uma névoa que provoca uma sensação de embaçamento. Com o tempo, a visão se compromete ainda mais e a pessoa só consegue enxergar vultos. Essas são as principais manifestações da catarata, doença que atinge o cristalino, lente que fica atrás da íris e permite que os raios de luz cheguem até a retina para formar a imagem.

Logo nos primeiros sintomas de insuficiência visual, é aconselhável procurar a ajuda de um oftalmologista especializado no assunto. No Instituto de Olhos Clovis Paiva existe uma equipe médica que é referência no assunto e faz o diagnóstico do problema com rapidez. A qualidade na infraestrutura do local, aliada à experiência do corpo clínico, auxilia bastante nos procedimentos dos primeiros exames até a cirurgia. Uma das oftalmologistas especialistas em catarata é Hayana Rangel. Ela alerta que 50% da população mundial tem incapacidade visual e as pessoas devem ficar em alerta logo aos primeiros sintomas.

Ainda de acordo com a especialista, o único tratamento para a catarata é a cirurgia. O procedimento é seguro, rápido e o paciente, na maioria dos casos, recebe alta algumas horas após a operação. Tudo acontece de maneira muito rápida dentro da sala de cirurgia. É muito comum o paciente ser liberado poucas horas após a intervenção cirúrgica. Para ajudar na recuperação, é implantada uma lente intraocular. Algumas mais requintadas que outras. E, além da catarata, essas lentes auxiliam a corrigir outros problemas, como a presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada.

A catarata também pode ser causada pelo mau uso de colírios. A especialista alerta sobre a automedicação ou a medicação incorreta que pode levar uma pessoa que sofreu algum tipo de trauma ocular, teve inflamações ou diabetes, a desenvolver a doença ocular. Há também outro tipo de catarata, a congênita, que acomete bebês desde o nascimento. Entre as causas para o desenvolvimento da catarata estão a rubéola, a sífilis ou a toxoplasmose, adquiridas durante a gestação.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page