top of page

Vitaminas dos alimentos protegem a visão

Os bons hábitos de higiene ajudam a proteger os olhos, mas outros fatores também contribuem para essa proteção, dentre os quais a alimentação. Os micronutrientes que estão nas vitaminas dos alimentos têm a capacidade de fortalecer o organismo contra a degeneração da retina.

A vitamina C aparece no topo da lista, por ter características que vão além ser um reforço anti-gripal. Por conta do seu efeito antioxidante, ajuda na produção de colágeno e no fortalecimento da imunidade, tornando-se um aliado contra doenças como glaucoma. A vitamina C está presente em frutas cítricas, tomates e vegetais de folha verde.

Alimentos que contém vitamina A também têm um papel importante na visão noturna. O Complexo B ajuda no combate às inflamações crônicas e doenças da retina. Alimentos ricos em ômega 3, luteína e betacaroteno são ótimos para isso. Os peixes, por exemplo, são ricos em ômega 3 e ômega 6, além das vitaminas A, B6, B12, C, D e E.  Salmão, atum, truta, anchova e cavala fazem bem à saúde ocular e protegem a retina.

A cenoura e outras frutas e legumes de cor alaranjada são ótimas para a visão, por conter betacaroteno, um antioxidante natural. Entretanto, a maioria das pessoas não consome a quantidade indicada desses alimentos, que são disponíveis no Brasil. A carência de vitamina A atinge 63% das meninas com idade entre 10 e 13 anos e 83% da população masculina de 14 a 18 anos.

A carência de vitaminas pode gerar, além os problemas já citados, o olho mais seco e uma dificuldade de enxergar à noite, que é a cegueira noturna. Sem a vitamina A, o corpo diminui a produção da rodopsina, uma proteína que está presente nas células dos olhos responsável por ajudar a diferenciar escuro e claro.

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page