top of page

Você sabe o que é Degeneração Macular Relacionada à Idade?

Você sabe o que é Degeneração Macular Relacionada à Idade?

Manoela Siqueira – Intercom Consultoria

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO -, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) acomete pessoas com mais de 60 anos e afeta a área central da retina (mácula), que tende a se degenerar com o passar dos anos. A DMRI prejudica a baixa visão central dificultando a leitura e a escrita, provocando embaçamento da visão central.

Segundo o oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Piava, diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da degeneração macular. Pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são algumas características que influenciam o aparecimento da doença. O médico estima que cerca de 70% dos casos de cegueira são evitáveis. Também é possível recuperar até 50% deles.

A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção da doença. O tabagismo também deve ser evitado. O oftalmologista avisa que os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce pode ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença. Em alguns casos é necessário a fotocoagulação por laser.

 Estudos revelam que a DMRI é a principal causa de cegueira no mundo, atingindo 30 milhões de pessoas em todo mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Brasil, são cerca de 10% da população, entre 65 e 74 anos; e 25% acima de 75 anos sofrem com a doença.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page