top of page

Aplicativos para deficientes visuais

Com o passar dos anos, a tecnologia é pensada e aprimorada para atender a todas as necessidades humanas. Papel importante na atualidade, principalmente na inclusão digital, os aplicativos são desenvolvidos para desempenhar e colaborar com tarefas práticas do usuário.  Uma breve pesquisa na internet é o suficiente para acessar informações observar um mundo de possibilidades, a partir dos novos programas que são lançados. Pensando nisso, novas soluções são criadas para atender a pessoas com problemas de visão.

Segundo dados publicados no site do Portal Brasil, no país existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão (dados do Censo 2010, do IBGE). Mas ter problemas de visão não significa não ter acesso aos recursos de tecnologia que surgem a todo o momento. Empresas de pesquisa têm se dedicado a criar mais acesso para esse público, nas tarefas mais cotidianas. Aplicativos que são voltados à inclusão digital de pessoas que não conseguem perceber o mundo com a visão, mas podem usar outros sentidos para isso.

Novas tecnologias

Com o Light Detector, é possível apontar a câmera do celular para o local desejado e a intensidade da luz do ambiente se converterá em som. Quanto maior for a intensidade da luz, que pode ser natural ou artificial, maior será o som. Dessa forma, é possível identificar as luzes que estão acessas, onde estão as janelas e se estão abertas. Já o Bus Alert facilita a vida de quem depende de ônibus para se locomover. Esse recurso permite monitorar a distância do transporte, por um sistema de áudio, informando todas as ações do percurso. Muitos outros aplicativos também estão à disposição do usuário com deficiência visual.

1 visualização0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page