top of page

Catarata – Primeira cirurgia completa 60 anos

Nesta quarta-feira, 25 de julho, comemora-se 60 anos da realização da primeira cirurgia de catarata com implante de lente intraocular da América Latina. O marco para a oftalmologia brasileira foi realizado pelo oftalmologista pernambucano Clóvis Paiva, na clínica oftalmológica do Hospital Pedro II, na Boa Vista. Na época, em 1952, o médico tinha apenas 34 anos.

Clóvis Paiva ainda foi responsável pelo segundo transplante de córnea no Brasil, sendo o primeiro nas regiões Norte e Nordeste, no mesmo hospital. Os feitos ajudaram o oftalmologista a se destacar e se consolidar definitivamente na carreira médica.

De acordo com o oftalmologista Luís Fernando Paiva, neto do professor Clóvis, a cirurgia de catarata progrediu muito nos últimos anos. “A técnica está muito mais avançada, oferecendo ao paciente uma cirurgia segura e com ótimos resultados. Os progressos tecnológicos, principalmente no que se refere a lentes intraoculares, são significativos”, explica. A evolução nesse setor significa a oferta de lentes que agregam alta tecnologia em material, design e características ópticas com a finalidade de atingir os melhores resultados visuais com baixo risco cirúrgico. De acordo com Paiva, o implante de lentes de qualidade ainda possibilita a diminuição considerável ou até mesmo a eliminação do uso dos óculos de grau.

O médico e professor Clóvis Paiva morreu em junho de 2000, mas deixou um importante legado, no Instituto de Olhos que leva o seu nome, no bairro da Boa Vista há 70 anos, onde atuam, entre outros oftalmologistas, seus filhos e netos. Além de servir como referência para a especialidade em Pernambuco, onde foi professor, representou o estado em cursos e congressos e ocupou  cargos em sociedades médicas das mais respeitadas, nacionais e estrangeiras.

Manoela Siqueira

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page