top of page

Ceratite

Vermelhidão, intensa dor e sensação de cisco nos olhos são sintomas da ceratite microbiana, uma doença que provoca a inflamação da córnea. Ela é considerada uma urgência médica porque o paciente pode perder a visão dependendo do estágio.  Segundo a oftalmologista Michelle Figueiredo Paiva, do Instituto de Olhos Clovis Paiva, na Boa Vista, centro do Recife, o problema é grave e piora rapidamente se não for tratado: “Existe o risco de perfuração da córnea e, caso passe para outras áreas do olho, a doença também provoca a queda da capacidade visual ou até mesmo a cegueira. Embora tenha cura, o diagnóstico e o tratamento devem acontecer precocemente”.


As bactérias são os principais agentes causadores das ceratites microbianas provocadas por infecção, mas também existem casos de contágio por vírus, amebas e fungos. O uso de lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas são situações em que a doença pode surgir. “Feridas provocadas por plantas, comum entre jardineiros, aumentam as chances de ceratites por fungos. Já os usuários de lentes de contato que não fazem a limpeza correta podem contrair a doença por bactérias e amebas. O certo é utilizar soro fisiológico e produtos específicos para a higienização”, explica a oftalmologista.

De acordo com Michelle Figueiredo Paiva, é importante a consulta oftalmológica porque existem outras formas da doença que não são infecciosas; provocadas por traumas, alergias, neurológicas ou causas desconhecidas. “Há um tratamento específico para cada caso. O diagnóstico costuma ser feito no consultório, baseado na queixa do paciente e no exame realizado com luz. Lavar sempre as mãos, evitar coçar os olhos, higienizar diariamente os cílios, limpar adequada e regularmente as lentes de contato e usar colírios no pós-operatório são recomendações de prevenção da ceratite microbiana”, afirma. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page