top of page

Como lidar com o surto de conjuntivite em Pernambuco

Entre janeiro e março deste ano, os casos de conjuntivite aumentaram quase quaro vezes em relação ao mesmo período do ano passado. Em menos de três meses, quase 12 mil casos foram registrado, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado. Por isso, é importante reforçar os cuidados.

O aumento de casos nesse período é comum, considerando o calor do verão, as férias escolares e o Carnaval, quando há maior concentração de pessoas em alguns locais. “Trata-se de uma doença endêmica em Pernambuco, sujeita a picos”, explica o oftalmologista José de Barros que atua no Instituto de Olhos Clóvis Paiva. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o globo ocular e o interior das pálpebras. Dura, em média, 15 dias, e não deixa sequelas. Pode ser causada por alergias, traumas, irritação química e infecções por vírus, bactérias e fungos. A transmissão ocorre por contato direto com secreções oculares da pessoa infectada ou, indiretamente, por contato com superfícies e objetos tocados por essa pessoa.

O tipo mais comum é viral e, por isso, a transmissão pode acontecer até mesmo por crianças gripadas. Neste caso, a duração média é de cinco a 20 dias. “Em caso de contaminação, é preciso procurar ajuda médica o quanto antes para que seja identificado o tipo de conjuntivite”, afirma o médico. “A disseminação acontece, normalmente, em função do atraso na identificação dos casos. As pessoas mantém suas rotinas e causam a transmissão”, informa José de Barros.

A conjuntivite pode comprometer a visão de forma temporária. As crianças, os idosos e os profissionais de saúde merecem maior atenção por estarem em contato com muita gente ou terem a saúde potencialmente mais frágil. Como evitar a conjuntivite:

– Lave as mãos e o rosto, com frequência, usando água e sabão

– Evite coçar os olhos

– Use lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais

– Evite compartilhar copos, talheres e maquiagem

– Redobre os cuidados no uso de lentes de contato

– Evite banho de piscina

– Evite locais com aglomeração

– Evite atividades em grupo enquanto a secreção ocular estiver presente

– Limpe as superfícies tocadas por pessoas com conjuntivite com água, sabão e álcool a 70%

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások

0 csillagot kapott az 5-ből.
Még nincsenek értékelések

Értékelés hozzáadása
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page