top of page

Cuidado no uso de lentes de contato por adolescentes

O uso das lentes de contato por crianças está associado aos cuidados redobrados com a higiene. Médicos especialistas geralmente permitem a utilização em crianças a partir de 10 ou 12 anos, podendo variar de acordo com a maturidade dos pequenos e a supervisão dos pais no período de adaptação. “O importante é sempre fazer o exame da criança com frequência, para ter certeza que as lentes não estão causando danos”, afirma o oftalmologista José de Barros Lima Filho, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, localizado no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

Algumas questões devem ser levantadas para ajudar na decisão dos pais em optar pelas lentes de contato para os filhos. O uso de óculos pode ser mais indicado, em razão da praticidade com a limpeza. “Usar lentes de contato requer cuidados específicos de higiene e uso. Não pode dormir com as lentes, por exemplo. É preciso retirar, higienizar e guardar corretamente. Sem isso, pode haver infecções causadas por vírus, bactérias, fungos ou amebas”, explica o oftalmologista.

Praticidade das lentes de contato

Crianças e adolescentes que precisam ou desejam usar lentes devem ter o acompanhamento da família. Na prática de esportes, por exemplo, as lentes de contato são indicadas. “Elas trazem liberdade de movimento, permitem que se tenha um campo de visão maior em relação aos óculos, não embaçam e são mais seguras, pois não há risco de quebra durante choques. Ajudam o atleta mirim a controlar a ação com uma visão nítida, direta e periférica”, justifica.  É preciso cuidados no manuseio e na manutenção, tais como lavar as mãos com água corrente e sabão, enxaguá-las e secá-las. São atitudes que previnem irritações leves a até graves infecções no olho.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น

ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ยังไม่มีการให้คะแนน

ให้คะแนน
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page