top of page

Dia do Oftalmologista

O estudo, a prevenção e o tratamento de doenças ligadas ao sistema ocular têm um significado especial no Dia do Oftalmologista, comemorado em 7 de maio como uma homenagem a este profissional. A data lembra a importância da consulta periódica ao médico especialista ocular, sendo possível identificar problemas na visão e identificar condutas.

A data foi criada em 1930, com a fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo. Em 1968, a data foi oficializada no Estado de São Paulo através de uma lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati. Em 1986, passou a integrar o calendário nacional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha quase 1,2 milhão de pessoas cegas, das quais 60% seriam casos que poderiam ter sido evitados ou revertidos caso recebessem tratamento adequado a tempo.

A Oftalmologia foi um dos primeiros ramos médicos a ser uma especialidade independente e teve grandes avanços ao longo do tempo, principalmente numa fase mais recente. Os avanços se deram principalmente no campo da prevenção de doenças oculares por meio da realização de exames com regularidade e o tratamento precoce de deficiências visuais congênitas. Criaram-se também os bancos de olhos, que facilitaram a obtenção de córneas para transplantes.

Atualmente as técnicas microcirúrgicas são utilizadas em intervenções que eram complexas, para cirurgia plástica da córnea, correção do glaucoma, métodos de colocação de lentes acrílicas na córnea, cirurgias corretivas que utilizam ecografia e raios laser. A equipe médica do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, com orgulho de atuar em uma clínica com quase 80 anos de atividades, está à disposição para oferecer o melhor atendimento em consultas, exames, cirurgias e adaptação de lentes de contato, na sua sede no Recife e nas unidades de Piedade e Igarassu.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page