top of page

Dia do Oftalmologista

   No dia 07 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista. A data serve como um lembrete à sociedade da importância da revisão oftalmológica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem 37 milhões de pessoas portadoras de cegueira no mundo.  Em uma estimativa do orgão, até 2020 o número de deficientes visuais deve subir para 75 milhões. Dois em cada três casos do problema poderiam ser evitados ou curados se houvesse mais consultas oftalmológicas. “Em uma consulta de rotina, podemos detectar alguma alteração da visão e acompanhar o problema desde o início, minimizando as consequências e, dependendo do caso, alcançar a cura total”, afirma o oftalmologista José de Barros, oftalmologista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva.

  De acordo com o médico, é preciso prestar atenção aos trabalhadores e estudantes que apresentam dificuldades durante a execução de suas atividades corriqueiras. “Os sinais podem vir em forma de olhos irritados, coceira, esforço para enxergar e dificuldade de concentração”, alerta. Segundo o oftalmologista, problemas de visão não diagnosticados rapidamente podem causar queda no rendimento escolar e transtornos no ambiente de trabalho.

  Entre as doenças mais frequentes que acometem os olhos destacam-se astigmatismo, miopia, hipermetropia, catarata e glaucoma. Porém, doenças mais complexas como o ceratocone, podem ser de difícil diagnóstico, caso o paciente não seja acompanhado regularmente por um especialista.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page