top of page

Dia Mundial da Retina

O dia Mundial da retina (29/09) é mais uma data de alerta para os cuidados com a visão. As distrofias da retina afetam mais de 40 milhões de pessoas no mundo, o que significa que são necessárias ações rápidas para ampliar o conhecimento para que se faça mais ações de prevenção, diagnóstico e opções de tratamento, além de investimento permanente em pesquisas e, também, formação especializada de profissionais de saúde.

A perda de visão produz enormes consequências para a vida de uma pessoa, reduzindo, em um primeiro momento, a sua independência. Os pacientes podem, entretanto, ajudar com o simples ato de visitar o oftalmologista regularmente, considerando que muitas doenças oculares podem ser evitadas ou controladas, nos casos em que não há uma cura definida.

Doenças hereditárias da retina como Retinose Pigmentar (RP) são condições que afetam pessoas de todas as idades, da infância à vida adulta e, apesar de serem geralmente de causas genéticas, podem acometer esporadicamente pacientes sem histórico familiar da doença. Retinose Pigmentar (RP) é parte de uma família de doenças hereditárias da retina que causam degeneração da retina dentro de um período que depende de cada paciente. Quanto maior o tempo sem tratamento, maior a possibilidade de perda irreversível da visão. Entre outras, as principais doenças são:

  1. Degeneração Macular Relacionada à Idade

  2. Retinose Pigmentar

  3. Doença de Stargardt

  4. Síndrome de Usher

  5. Amaurose Cogênita de Leber

Na visita regular ao oftalmologista, são feitos exames de rotina e avaliado o histórico familiar do paciente, para aumentar o rastreio de algumas dessas possíveis doenças, melhorando as possibilidade de acompanhamento e tratamento, tendo como objetivo, sempre, a preservação da visão.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page