top of page

Hora de prestar atenção na aula e no aluno

Manoela Siqueira

Depois do período de férias, a volta às aulas levou milhares de estudantes do Recife e Região Metropolitana a retornarem às escolas. Logo no início do ano letivo, os pais devem ficar atentos aos pequenos sinais que podem indicar problemas na visão dos filhos. Esses sinais, se detectados com antecedência, podem melhorar e incentivar a vida escolar da criança ou adolescente. O oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, avisa que olhos vermelhos, lacrimejantes e a piscada rápida podem indicar alguma doença refrativa como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Esses problemas, muitas vezes, prejudicam o dia a dia do aluno, gerando desinteresse pelos estudos e mau rendimento escolar.

O oftalmologista alerta para que os pais prestem atenção se o filho está com dificuldade para enxergar de longe, de perto ou se tem a visão borrada. De acordo com cada caso, a pessoa pode sofrer de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, respectivamente. O médico explica que as doenças refrativas são descobertas por meio de um exame simples, indolor e rápido e, na maioria dos casos, são corrigidas com o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

De acordo com o oftalmologista, é mais difícil de diagnosticar problemas oculares em crianças porque elas geralmente não falam que estão com dificuldades para enxergar.  Por isso, é importante observar e conversar com a criança. Convém também observar o adolescente que utiliza muito o computador.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page