Em meio à alegria, o Carnaval tem outros componentes, como grandes multidões e muito calor. Por isso, é importante reforçar os cuidados com os olhos durante a folia, para evitar doenças, que são comuns neste período, principalmente a conjuntivite, que é a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste o interior das pálpebras e a parte da frente do globo ocular.
A conjuntivite aparece, normalmente, nos dois olhos, tem duração média de 15 dias e tende a não deixar sequelas. Apresenta vermelhidão nos olhos, ardência, inchaço e lacrimejamento, podendo ser viral ou bacteriana. “As virais são mais frequentes em caso de epidemia. A contaminação do olho ocorre por contato com mãos infectadas, compartilhamento de toalhas de rosto e cosméticos, além do uso prolongado de lentes de contato”, explica o oftalmologista José de Barros, especialista que atente no Instituto de Olhos Clóvis Paiva.
O uso de maquiagem de outra pessoa, como rímel, lápis, delineador e sombra, deve ser evitado, porque pode haver a contaminação. “Lavar sempre as mãos deve ser o lema. Outra questão é evitar locais abafados e muito cheios”, recomenda o médico. Além disso, a qualquer sinal da doença, um profissional especializado deve ser consultado imediatamente.
Comments