top of page

Perigos dos raios UV

Quando o assunto é cuidar da saúde dos olhos, o sol pode representar um grande perigo. Os raios UV são tão prejudiciais à visão quanto são para pele. “A exposição prolongada e desprotegida à luz solar, em longo prazo, pode exercer efeitos danosos sobre o cristalino e células da retina, aumentando o risco de surgimento de catarata, degeneração macular relacionada à idade e pterígio”, afirma a oftalmologista Michelle Figueiredo Paiva.

Segundo pesquisa realizada no Brasil pelo Instituto Penido Burnier, com a adesão de 814 pessoas, apesar de 77% dos brasileiros afirmarem que a visão é um sentido muito importante, a maioria das pessoas, entre 25 e 65 anos, desconhece a importância disso. O mesmo estudo aponta que, embora 64% tenham alguma dificuldade de enxergar, metade delas não faz nenhum acompanhamento oftalmológico. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologista (CBO), 45% das pessoas protegem os olhos do sol durante o ano todo nas atividades externas; outros 27%, de vez em quando; 15%, nunca; 7%, só no verão; e 5%, não gostam de usar óculos de sol.

A proteção é simples, basta usar óculos de sol. “Vale alertar que óculos sem filtros UV podem causar danos até maiores do que os sofridos pela falta do uso dos óculos. Isso porque as lentes escuras fazem com que a pupila dilate, aumentando a penetração dos raios solares nos olhos; se as lentes não contarem com proteção, a radiação aumenta o risco de doenças” afirma a oftalmologista.

Mesmo que o paciente não apresente sintomas ou não use óculos para corrigir erros refrativos (miopia, astigmatismo ou hipermetropia), exames oftalmológicos devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano. O Instituto de Olhos Clovis Paiva – localizado no bairro da Boa Vista, no centro do Recife – realiza consultas, exames complementares e adaptação de lentes de contato. É essencial fazer o acompanhamento contínuo com o oftalmologista.

0 visualização0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page