top of page

Presbiopia: pode demorar, mas sempre chega

Ao longo da vida, o corpo precisa de cuidados e mostra os sinais do tempo. Da mesma forma, acontece com os olhos. O olho normal jovem tem mais facilidade para acomodar a visão, adaptando o foco em um objeto que está perto ou longe, habilidade que, gradativamente, se reduz com a idade. No atendimento oftalmológico, a queixa mais comum dos adultos é a “vista cansada”, como é popularmente chamada a presbiopia, havendo relatos de cansaço na vista, coceira nos olhos, lacrimejamento e dificuldade para focalizar imagens.

O olho humano possui uma lente interna – o cristalino. A ação do músculo ciliar, que fica dentro do olho, modela o cristalino, focando os objetos para perto e para longe. O cristalino cresce no olho durante toda a vida, mas a partir dos 40 anos atinge um tamanho que impede a sua boa acomodação, além de começar a perder a sua elasticidade, fazendo surgir a presbiopia.

Na consulta com o especialista, o paciente recebe a indicação adequada sobre como corrigir essa deficiência de enxergar. O oftalmologista José de Barros Lima Filho, que atua no Instituto de Olhos Clóvis Paiva, explica que a o tratamento para a presbiopia é a correção, com o uso de lentes, para a visão de curta distância, com três alternativas. “O mais comum é a correção com óculos, com lentes monofocais, para perto, ou multifocais, que servem para perto, meia distância e para longe. Da mesma forma pode ser feito com o uso de lentes de contato multifocais ou monofocais (a visão funcional de um olho para longe e de outro para perto, que se chama Adaptação em Bóscula)”, afirma.

“Devemos lembrar que a lente de contato não substitui os óculos, principalmente no caso da presbiopia, mas pode se revelar uma alternativa útil para revezar com óculos em várias ocasiões”, explica o especialista. Além das alternativas conservadoras, existem opções cirúrgicas, como é o caso da cirurgia refrativa (a laser), que pode ser indicada para alguns casos, fazendo bóscula cirúrgica (assim como em lentes de contato, deixando um olho para longe e outro para perto). “Mas podemos pensar na correção através da cirurgia de catarata, com implante de lentes intraoculares multifocais, permitindo uma melhor visão para longe e para perto, além da opção do implante de lentes monofocais, fazendo assim uma bóscula. Ou, ainda, o implante de lentes monofocais apenas para longe, necessitanto, nesse caso de óculos complementares para leitura”.

A escolha deve ser feita a partir das necessidades do paciente e sob orientação do cirurgião, a fim de se obter o melhor resultado possível. A clínica de olhos possui equipe de oftalmologistas com várias especialidades, com atendimento no Recife e em Igarassu, com ampla rede de convênios.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page