top of page

Rendimento escolar

   Com o fim das férias e do feriadão do carnaval, os estudantes voltam à rotina da sala de aula nesta segunda-feira 23. Logo no início do ano letivo, os pais devem ficar atentos aos pequenos sinais que podem indicar problemas na visão dos filhos. O alerta é do oftalmologista Luís Fernando Paiva, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, localizado na Boa Vista, no centro do Recife. Esses sinais, se identificados com antecedência, podem melhorar e incentivar a vida escolar da criança ou adolescente. Segundo o oftalmologista, olhos vermelhos, lacrimejantes e a piscada rápida podem indicar alguma doença refrativa. “Geralmente é um quadro de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Esses problemas, muitas vezes, prejudicam o dia a dia do aluno, gerando desinteresse pelos estudos e mau rendimento escolar”, ressalta o médico.

   Prestar atenção se o filho está com dificuldade para enxergar de longe, de perto ou se tem a visão borrada é regra básica para os pais. “As doenças refrativas são descobertas por meio de um exame simples, indolor e rápido e, na maioria dos casos, são corrigidas com o uso de óculos de grau ou lentes de contato”, comenta.

   De acordo com o especialista, é mais difícil diagnosticar problemas de vista em crianças porque elas geralmente não falam que estão com dificuldade para enxergar.  Por isso, é importante observar e conversar com elas. “Convém também observar o adolescente que utiliza muito o computador e o smartphone. O excesso de exposição a esses equipamentos pode ocasionar doenças oculares”, finaliza Paiva.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page