top of page

Saiba como evitar acidentes oculares no trabalho

Do Portal da Oftalmologia

O simples uso de equipamentos de proteção adequados seria suficiente para evitar 90% dos acidentes de trabalho, revela estudo da Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira, dos Estados Unidos. Porém, o uso dos óculos protetores não é muito difundido no Brasil e são necessárias campanhas educativas para incentivar e conscientizar os trabalhadores da importância do seu uso rotineiro e habitual.O Dr. Pedro Antonio Nogueira Filho, oftalmologista, mostra a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ensina o que fazer em casos de acidentes.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os óculos protetores previnem os olhos da areia, fagulhas, gases, pancadas, pó, vento e energia radiante. Os mais utilizados são os com lentes de vidro temperado ou endurecido, com 3 a 5 milímetros de espessura, e que apresentam ótima qualidade óptica. Também estão disponíveis as lentes com vidros laminados coloridos e plásticos. Além dos olhos, o rosto também deve ser protegido com óculos e viseiras apropriados, cujos vidros deverão resistir ao choque, à corrosão e às radiações. Para sua total eficiência, os óculos de proteção devem ser modulados de acordo com a necessidade e função do trabalhador. Não somente o trabalhador que faz o serviço deve estar com os óculos de proteção, mas também todos aqueles que o cercam.

Primeiros socorros oculares

A primeira e mais importante medida de socorro após um acidente ocular é a lavagem do olho com água limpa em abundância. Em caso de contusão, compressas geladas são aconselhadas, mas sem massagear ou pressionar o local. Ferimentos maiores devem ser cobertos com gaze, para evitar os riscos da exposição até a avaliação médica. É importante evitar a compressão do globo ocular até a avaliação da extensão da lesão  provocada pelo acidente.O uso de colírio anestesiado para alívio dos sintomas é um procedimento apenas aceito durante o exame do olho acometido e somente quando feito por profissional habilitado. As vítimas de acidentes devem ser  encaminhadas imediatamente ao oftalmologista para a devida avaliação. 

0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page