top of page

Saiba mais sobre a catarata, principal causa de cegueira reversível no mundo

Do Portal Idmed

A catarata é uma doença ocular que acomete cerca de  45 milhões de pessoas no mundo, sendo responsável por 48% dos casos de  perda de visão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).  Considerada também a principal causa de cegueira reversível, ela acomete pessoas de todas as idades.

No Brasil, estima-se que anualmente surjam 552 mil novos casos da catarata. Apesar de ser mais comum nos idosos, 75% das pessoas com mais de 70 anos, ela atinge também crianças e responde por até 40% de todas as causas de cegueira (catarata congênita), além de atingir um em cada 250 recém-nascidos. Neste último caso, a doença pode estar relacionada com doenças infecciosas contraídas na gestação, como sífilis, rubéola e toxoplasmose.

Antes de entender o que é a catarata, é importante falar sobre o cristalino,  estrutura atingida pela doença. “A função do cristalino é permitir  que os raios entrem no olho e sejam focalizados na retina. Ele faz essa  luz entrar e ser focalizada para todas as distâncias, seja para longe ou  para perto. Essa focalização se chama acomodação”, explica o  oftalmologista Armando Crema, presidente da Sociedade Brasileira de  Catarata e Implantes Intraoculares.

Na catarata, o cristalino vai perdendo a transparência e fica opaco, impedindo que a entrada da luz seja ideal. No entanto, não é somente o envelhecimento natural que é responsável por essa opacidade. “Tem outras causas de  catarata, além do envelhecimento, como a exposição à luz solar, que pode  aumentar a incidência. Além disso, ela também pode estar relacionada a  traumas químicos e físicos, algumas doenças sistêmicas, como diabetes, e  algumas medicações, como cortisona”, completa Armando.

Dentre os principais sintomas da catarata, o paciente começa a sentir  a sua visão piorando muito, com as cores ficando amareladas e o  contraste vai diminuindo gradativamente. Nesse caso, ao serem detectados  os primeiros indícios, é recomendado que a pessoa procure um  especialista para exames mais detalhados.

Cirurgia: a única alternativa

Como dito anteriormente, a catarata é a principal causa de cegueira  reversível no Brasil e no mundo, mas acaba sendo também a principal  causa de cegueira como um todo, devido à carência da cirurgia de  correção, considerada a única solução para a doença.

“Apesar de o Ministério da Saúde vir investindo bastante, assim como o  Conselho Brasileiro de Oftalmologia, ainda existe um déficit dessa  cirurgia. Estamos melhorando muito, mas ainda falta alguma coisa”, opina  Armando.

De acordo com o oftalmologista, o procedimento cirúrgico é muito  eficaz e seguro, mesmo que não esteja isento de complicações. “A técnica  cirúrgica mais moderna consiste da remoção do cristalino por  microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado  facoemulsificação, e posterior implante de uma lente intraocular  dobrável. A microincisão é de apenas 2 mm, o que faz com que a cirurgia  seja extremamente eficaz e segura”, afirma.

Não há contraindicações para a cirurgia da catarata, a não ser quando  existem outras doenças oculares. Além disso, o procedimento é feito com  muito critério pelo especialista e é recomendado apenas quando a doença  está atrapalhando o dia a dia do paciente.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page