top of page

Tratamentos e sintomas da conjuntivite

O clima seco, junto com o calor e o suor, favorece o aparecimento e a disseminação da conjuntivite. Ela ocorre quando a conjuntiva, a membrana que reveste a frente dos olhos e o interior das pálpebras, inflama. Os principais sinais e sintomas da doença são vermelhidão, secreção, sensação de corpo estranho no olho e coceira. Existem vários tipos de conjuntivite: viral, bacteriana, alérgica, traumática, tóxica e química. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), é comum encontrar mais casos de contágio viral e por bactérias porque se espalham rapidamente, com transmissão por meio das mãos e do ar em ambientes fechados.

Segundo o oftalmologista José de Barros, normalmente a conjuntivite atinge os dois olhos e dura cerca de 15 dias até a recuperação completa. O tratamento básico consiste na lavagem do olho com soro fisiológico ou água filtrada fria, removendo as impurezas, além do uso de colírio anti-inflamatório. “É importante que as pessoas não usem maquiagem emprestada e outros utensílios pessoais em contato com o globo ocular. Para evitar o contágio, toalhas para enxugar o suor do rosto também devem ser evitadas”, explica o especialista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, localizado no bairro da Boa Vista, região central do Recife.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) informam que algumas formas de conjuntivite podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo. A bacteriana, por exemplo, é a mais agressiva e pode deixar o paciente com olhos inchados e muita  secreção amarelada.  O tratamento, nessa situação, é feito com aplicação de colírio antibiótico específico receitado por um oftalmologista. Às vezes, a doença pode evoluir para uma infecção da córnea (ceratite), mas o problema é tratado da mesma maneira.

Manter os olhos sempre limpos; lavar diariamente toalhas, lençóis e fronhas separadamente; higienizar as mãos com água e sabão ou usar o álcool antes e depois de limpar o rosto; utilizar compressas molhadas em soro fisiológico; evitar abraços, beijos e cumprimentos com as mãos são algumas dicas do Instituto Clovis Paiva para manter uma visão saudável. 

 
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page