top of page

Uso de computador pode estar ligado a glaucoma

Do Portal BBC

O glaucoma é causado pelo aumento na pressão intraocular, comprimindo nervos no fundo do olho, o que pode causar cegueira, se não for tratado a tempo. As conclusões são baseadas em estudos com 10 mil trabalhadores japoneses. Autores do estudo recomendam que sejam feitas mais pesquisas, particularmente porque ser míope é um fator de risco para o glaucoma.

O médico Masayuki Tatemichi e seus colegas da escola de medicina da Universidade de Toho, no Japão, testaram a visão de trabalhadores de quatro diferentes empresas japonesas, cada uma com cerca de 5 mil empregados. Os funcionários completaram questionários sobre seu uso de computadores, tanto no trabalho quanto em casa, relatando qualquer histórico de doença ocular.

Os pesquisadores em seguida dividiram os trabalhadores em grupos, de acordo com o uso que faziam do computador. O tempo de uso do computador foi classificado entre menos de cinco anos a mais de 20 anos. O uso diário foi classificado entre menos de uma hora e mais de oito horas. As pessoas identificadas como grandes usuárias tendem a ser homens jovens. Entre os empregados observados, 522 (5,1%) tinham anormalidades no campo de visão. Os que foram identificados como grandes usuários tinham mais probabilidade de ter miopia ou hipermetropia. Cerca de um terço (165) desses trabalhadores tinham suspeita de glaucoma.

Numa análise mais detalhada, o uso intensivo de computadores e as suspeitas de glaucoma e miopia pareceram estar interligados. Os autores não sabem qual é a razão, mas acreditam que essoas míopes sejam mais suscetíveis à tensão ocular ligada ao uso de computadores. O glaucoma é a mais importante causa de cegueira irreversível em todo o mundo. “Na próxima década, pode ser importante que profissionais de saúde pública mostrem mais preocupação com a miopia e anormalidades do campo de visão em grande usuários de computador”, disseram os pesquisadores. Mas eles disseram que suas conclusões precisam de confirmação, porque o estudo incluiu principalmente homens, e os erros de refração (que indicam o quanto uma pessoa é míope ou hipermétrope) não foram medidos oficialmente.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page