Especialista do Instituto de Olhos Clóvis Paiva faz alerta sobre a presbiopia
Manoela Siqueira
Esforço para enxergar, dor de cabeça, desconforto ao ler e visão desfocada. Esses são alguns dos sintomas da presbiopia, que não é uma doença e sim uma involução natural da visão. O fenômeno, que é mais conhecido como visão cansada, acomete cerca de 80% das pessoas com mais de 42 anos e 99% com mais de 51. Porém, há casos de pessoas com 35 anos que já apresentam os sintomas.
O oftalmologista José de Barros Lima Filho, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, explica que essa proporção vem se agravando com o uso de computador, iphone, tablet, ipad e de outros equipamentos eletrônicos que a tecnologia oferece. “O uso cada vez mais cedo desses aparelhos, de certa forma acelera a perda da elasticidade na lente do olho, o cristalino, que acontece com o passar dos anos”, diz. “Esse é o principal motivo que leva a pessoa a ter dificuldade de focar objetos de perto”, completa.
A presbiopia pode ser corrigida com o uso de óculos com lentes para perto ou multifocais, que funcionam para perto e para longe; de lentes de contato multifocais ou monofocais; com implante de lentes intraoculares, multifocais ou monofocais; e, ainda, com a correção da visão através do uso de laser. O médico alerta que quanto mais cedo for realizado o tratamento, maiores as possibilidades de êxito.
תגובות