top of page

Cuidados com os olhos na terceira idade

Assim como outras partes do corpo, o olho também envelhece e sofre alterações. Tal situação exige a realização de consultas e exames periódicos como forma de prevenção. Pode ser o caso de haver algum problema ocular e não ser percebido por ausência de sintomas e nenhum sinal de alerta, principalmente após os 40 anos.

Existem doenças que, embora não apresentem causas conhecidas, podem vir associadas a alguns outros males ou aos maus hábitos de vida, como o tabagismo, o diabetes, a hipertensão arterial e a exposição excessiva ao sol. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, essas condições, com o passar dos anos, aumentam a prevalência de doenças como catarata, glaucoma, doenças venosas oclusivas da retina e, principalmente, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Esta última é considerada a principal causa de perda visual em pessoas acima de 60 anos.

CATARATA: É a principal causa de cegueira reversível no mundo e ocorre principalmente após os 50 anos, quando há perda progressiva da transparência do cristalino, que causa a visão embaçada. Geralmente, acontece de forma natural em função do envelhecimento do organismo, podendo potencializar doenças sistêmicas, como o diabetes. A catarata também pode surgir pelo uso crônico de drogas, como anti-inflamatórios hormonais (corticoides). De acordo com a oftalmologista Caroline Amorim, o principal sintoma da doença é o embaçamento visual, com evolução gradual até a completa perda da visão. Leia mais.

GLAUCOMA: Já o glaucoma é uma doença que provoca lesão no nervo ótico, é genética e se manifesta, principalmente, na terceira idade, podendo levar à cegueira irreversível caso não seja diagnosticada a tempo de ser tratada. Segundo a oftalmologista Daniela Valença, especialista em glaucoma, o problema surge pelo aumento da pressão ocular, pode acometer um ou os dois olhos e levar à perda progressiva da visão periférica. Vários fatores podem estar relacionados ao glaucoma, que podem levar à cegueira pela destruição do nervo óptico. Leia mais.

RETINOPATIA DIABÉTICA E HIPERTENSIVA: É uma doença que altera os vasos sanguíneos, causando má circulação, provocada por complicações do diabetes e da hipertensão arterial nos vasos da retina, gerando deformidades em seu percurso, extravasamento de líquido e até mesmo hemorragias. Os dois tipos do problema se instalam devagar e por muitas vezes não há sintomas no início. Posteriormente, podem ser frequentes o embaçamento e a diminuição da acuidade visual. Os sintomas mais comuns são a visão borrada, a impressão de “moscas voando” ou flashes sendo disparados e até mesmo a perda repentina da visão. Leia mais.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI): Principal causa da cegueira em idosos, em função do envelhecimento do organismo, a doença consiste na degeneração da estrutura da parte posterior do olho (mácula), responsável pela visão central. Também pode ocorrer por causa da evolução e complicações de doenças sistêmicas, além da exposição a medicamentos e raios solares. Os sintomas são dificuldade na leitura, visão com linhas onduladas, pontos escuros ou espaços em branco, embaçamento e distorção das formas, evoluindo para a perda gradual e irreversível da visão. Leia mais.

OLHO SECO: Doença crônica mais frequente nas mulheres após a menopausa, por causa das mudanças hormonais características do período, o olho seco é causado pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes. Alterações nas pálpebras (entrópio, ectrópio) e distúrbios do sistema lacrimal (obstrução) são alguns fatores que podem afetar a superfície ocular do paciente, causando os sintomas do olho seco. Também sofrem com o problema pacientes em uso crônico de alguns medicamentos ou que fazem tratamentos de quimioterapia ou radioterapia também podem relatar sintomas. Leia mais.

*Com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Revista Veja Bem 11

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
logo_whatsapp_icon_181639.png
bottom of page